Como evitar conflitos entre condôminos?

É evidente que nos últimos meses as pessoas estão mais em casa. Escolas fechadas, muitos trabalhando em home office, e até comércios sem atendimento. Tudo isso devido a pandemia, da qual ainda não é possível ver o fim e, por enquanto, continuará desta forma.

Nos condomínios, a situação foi a mesma. Com cada vez mais integrantes dentro de casa, incluindo as crianças, os barulhos e transtornos vieram à tona. Dessa forma, as chances de aumentarem os conflitos entre os condôminos também aumentaram.

Para ajudá-lo nessa missão e tanto, trouxemos aqui neste post algumas dicas sobre como agir e evitar conflitos no dia a dia do seu condomínio!

As crianças

Como todos sabem, as crianças tendem a ser mais agitadas e precisam de um cuidado especial. Isso se torna ainda mais evidente e necessário em um período de pandemia como este, onde todas estão trancadas no quarto sem frequentar a escola e ter um momento de lazer.

Um primeiro passo bastante importante é que as crianças tenham um local para gastar toda essa energia. Ou seja, você precisa ter um lugar adequado e destinado à elas. Mesmo em períodos de isolamento e pouco contato físico, é possível organizar esse ambiente para que possa ser bem utilizado pelas mesmas.

Abuse da criatividade, as crianças exigem isso! Você pode criar uma sala de cinema, um ambiente jogos, ou ainda, investir em um cronograma de atividades e envolver as crianças nestas brincadeiras. Evitando assim, que acabem causando ruídos ou situações desagradáveis para os demais condôminos dentro dos apartamentos ou corredores.

O barulho

Falando nos ruídos produzidos pelas crianças, o barulho é um item delicado e motivo bem comum dos conflitos entre condôminos. Dessa forma, deve ter um cuidado especial.

Por trás de toda e qualquer ordem, sempre há uma regra. Sendo assim, essa é a solução para esse tipo de problema. Seja lá qual for o barulho desagradável, o salto da vizinha do lado, as crianças, como já mencionamos, correndo nos corredores, ou o vizinho de cima com o som alto até altas horas, todos eles podem ser resolvidos através de um acordo.

Você precisa perguntar aos seus condôminos todos os barulhos que causam desconforto a eles. Depois disso, você precisa dedicar tempo e calma para traçar as melhores estratégias possíveis. Desde um horário determinado até um limite estabelecido, isso irá de acordo com a necessidade de todos.

Por fim, você se reúne com os condôminos e expõe todas as soluções. Juntos, encontram um meio termo e o melhor caminho para o grupo. 

Os animais de estimação

Assim como as crianças, são indivíduos mais propensos a desordem e, consequentemente, resultando em conflitos. Sendo assim, devem também ser atendidos com cuidado especial para evitar maiores problemas.

Uma dica interessante para lidar com os pets é estar preparado. Ou seja, questionar-se sobre os diferentes conflitos possíveis a vir acontecer e traçar regras para cada um deles. Ou seja, assim como na questão do barulho, é importante reunir-se com seus condôminos (preferencialmente de maneira virtual, evitando aglomeração) e saber deles o que realmente incomoda cada um.

É possível também, além de questionar sobre os problemas, pedir aos condôminos também a colaboração para as soluções. Dessa forma, eles se sentem incluídos e isso já diminui o risco de outros problemas.

Estar preparado

Como já falamos anteriormente, esse é um item bastante importante, e seja lá qual for o problema, ele será essencial na hora de resolvê-lo e/ou evitá-lo. 

Sabemos que os tópicos mencionados acima não os únicos problemas que você vivenciará na sua trajetória, e é por isso que a preparação é tão importante.

Quando falamos em preparação, estamos nos referindo a estudo, conhecimento, atualização. Você nunca sabe o suficiente, ainda mais quando o assunto é a relação entre pessoas. Portanto, busque, mova-se pela curiosidade e interesse em entregar um serviço cada vez melhor aos seus condôminos, afinal, são eles que pagam as suas contas no final do mês. 

Esperamos ter ajudado você brevemente, mas, muito mais do que isso, ter incentivado-o  a buscar mais. Que você possa solucionar os seus problemas de maneira mais simples e correta daqui pra frente!

Se precisar de uma ajuda para automatizar a gestão do seu condomínio, conte com a gente também! Nós oferecemos um sistema completo para a administração do seu condomínio totalmente na web. A administradora, condomínios e síndicos juntos, em tempo real na gestão mais completa do mercado. É a solução que você precisa para sua administradora se tornar digital!

 

Compartilhar

QUER RECEBER AS ÚLTIMAS NOVIDADES PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO? INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER