Como aumentar a participação de moradores em convenções de condomínio

O dia a dia de um síndico é repleto de tarefas e muito jogo de cintura na rotina da administração. Uma das atividades mais difíceis é conseguir aumentar a participação de moradores em convenções de condomínio. Essas assembleias são importantes para que os condôminos decidam, juntos, as questões de maior interesse, além de ser o momento para que eles proponham medidas, discutam os assuntos de interesse coletivo e tirem as dúvidas.

Mas como aumentar a presença dos moradores nas convenções? Para ajudar você nessa empreitada, preparamos um post com as principais dicas para garantir uma participação mais efetiva dos condôminos. Quer saber mais? Confira o post!

Convoque com antecedência

Para garantir uma comunicação efetiva e auxiliar no planejamento dos moradores, tenha cuidado para não convocá-los muito em cima da hora.

Além das regras previstas no regimento interno do prédio, o convite para as convenções deve ser feito com, pelo menos, dez dias de antecedência.

Elabore os comunicados e fixe-os nos elevadores, portaria e outras áreas comuns. Também é obrigatório que cada condômino receba o convite na sua unidade.

Um software de gestão de condomínio pode ser bastante eficaz na hora da convocação. Ele otimiza a comunicação e informa os moradores de forma rápida.

Outra dica é criar um grupo no WhatsApp para esse tipo de comunicado. Além de ser uma ferramenta rápida de comunicação, ela ainda pode contribuir para a interação entre os moradores.

Prepare o edital de convocação

O edital de convocação deve conter as pautas que serão discutidas na assembleia. Mas fique atento, pois o documento deve apresentar, no máximo, seis assuntos para serem debatidos.

Além disso, o edital também deve conter o tempo máximo de duração da reunião e um lembrete da importância da presença do morador.

Antecipar os assuntos que serão tratados é importante para que o condômino se prepare para tirar dúvidas, fazer reclamações e entender que, de fato, temas importantes serão debatidos.

Escolha com cuidado a data e o horário

Não são meros detalhes: escolher o dia e a hora certos para a reunião é essencial para que o condômino marque presença.

Evite marcar assembleias em datas comemorativas, noites de jogos de futebol, véspera de feriado e finais de semana. O ideal é que elas aconteçam entre segunda e quarta-feira, já que no início da semana as pessoas estão mais dispostas.

Também é importante não marcar a reunião durante o horário comercial, já que os condôminos não podem se ausentar de seus trabalhos. Um bom horário é por volta das 20h, pois permite que os interessados cheguem às suas casas com tranquilidade. Esse horário também garante que o evento não dure até muito tarde, o que pode afugentar a presença dos moradores.

Sirva um lanche simples

Embora não seja obrigatório, servir suco, água e algumas torradas pode ser um atrativo nas assembleias de condomínio.

Isso pode fazer com que as pessoas enxerguem sua cordialidade e preocupação, além de não precisarem abandonar o evento no caso de o estômago reclamar.

Além disso, a mesa de lanches pode ser um bom local para interação, discussão e conversa entre os moradores, ajudando no bom relacionamento.

Existe um mito de que as assembleias de condomínio são perda de tempo. É papel do síndico, portanto, quebrar esse estigma e atrair os moradores para discutir os problemas e as soluções para o local onde moram.

O que achou das nossas dicas para aumentar a participação dos condôminos nas convenções de condomínio? Tem alguma sugestão que foi eficaz na sua gestão? Então faça um comentário abaixo e divida suas experiências com a gente!

 

Compartilhar

QUER RECEBER AS ÚLTIMAS NOVIDADES PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO? INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here