A importância de contratar uma administradora de condomínios.

A administradora é preposta do síndico e tem como objetivo atender as demandas e expectativas dos moradores, a fim de viabilizar os desejos da coletividade. Para isso, auxilia e orienta o síndico no exercício das atividades administrativas e cotidianas do empreendimento, pois ele é o responsável legal e mandatário das decisões de acordo com a Convenção de Condomínio. Ela tem o dever de orientar sobre os aspectos legais, contabilizar receitas e despesas, elaborar as folhas de pagamento dos funcionários, emitir e distribuir os boletos das taxas condominiais, elaborar as prestações de contas e assessorar assembleias. É muito grande a utilidade da administradora na gestão do condomínio. Com a administradora o síndico tem um departamento pessoal e de recursos humanos para recrutar e fazer a folha de pagamento mensal dos funcionários, um setor de contabilidade e financeiro para a gestão das receitas, despesas e deveres tributários. Assim a administradora pode ser compreendida como um serviço coletivo, que proporciona suporte à atividade condominial, custo-benefício, e garante o apoio necessário para manter essas rotinas sempre em ordem.

A atividade condominial exige diferentes habilidades, assim é necessário que a administradora tenha profissionais de diferentes formações. Com isso, a estrutura deve conter equipes especializadas em: departamento pessoal, recursos humanos, contas a pagar, gestão de tributos, contabilidade, finanças, controladoria, etc.

É comum que o profissional responsável pelo atendimento direto ao condomínio, principalmente ao síndico, tenha um pouco de cada uma das habilidades comentadas, a fim de assessorar os condôminos, principalmente em assembleia.

Síndico, sua autoridade e responsabilidade

O relacionamento com todos os moradores é essencial para gerar a confiabilidade necessária e exigida pelo mercado. Estando certo de que essas exigências são cada vez maiores, o atendimento de uma boa administradora deve ser realizado por diferentes canais, como:

Sistemas on-line

Meios pelos quais os condôminos possam emitir os boletos das taxas condominiais, bem como acompanhar a vida financeira do condomínio. Serviços de reservas de espaços, atualizações cadastrais, envio de comunicados e disponibilizações dos documentos mais importantes também são essenciais;

Central de atendimento telefônico

Canal pelo qual os mesmos serviços on-line deverão ser prestados aos moradores mais conservadores, os quais não utilizam canais virtuais;

Comunicações escritas

Manter os moradores cientes dos acontecimentos periodicamente é importantíssimo para o engajamento da coletividade. Uma boa administradora precisa ter um departamento especializado em revisão de texto, a fim de gerar comunicações eficientes e sem erros.

A profissionalização e impessoalidade exercidas pela administradora de condomínios proporcionam a oferta de serviços mais qualificados aos moradores, com diferenciais a serem exigidos de uma boa administradora, que são:

  • Tempo de mercado;
  • Atendimento personalizado;
  • Baixo número de clientes por carteira;
  • Estabilidade financeira;
  • Central de Atendimento aos condôminos;
  • Setor de Comunicação para revisão dos comunicados internos e atas;
  • Atendimento on-line para acessos de: Segunda via de boletos, Convenção de Condomínio, Regimento Interno, Comunicados, Apresentações financeiras, Prestação de contas on-line, reservas de espaços comuns, etc.;

Quem escolhe morar em condomínio tem como objetivo: a tranquilidade, a segurança, a comodidade e o conforto. Com isso a administradora deve se manter atualizada frente às inovações tecnológicas, com o objetivo de otimizar a transparência e clareza das informações.

Devido à variedade de responsabilidades, esse trabalho pode ser muito desgastante. Por isso, vale a pena contar com a parceria de uma administradora de condomínio para dividir essas tarefas e ter uma rotina mais leve e menos estressante.

A gestão de condomínio precisa ser feita do modo mais profissional possível, beneficiando a todos — os colaboradores, o síndico e os condôminos.

Sendo assim, antes de fechar contrato com uma administradora, pesquise sua reputação, experiência e certifique-se de que a empresa será capaz de suprir suas necessidades.

Síndico, sua autoridade e responsabilidade

 

Compartilhar

QUER RECEBER AS ÚLTIMAS NOVIDADES PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO? INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here