Como superar os maiores desafios do trabalho home office?

Um assunto que está sendo muito falado atualmente, é sobre o trabalho remoto, conseguir trabalhar de qualquer lugar.

Para as empresas e seus colaboradores existem muitas vantagens, mas o processo precisa estar alinhado para que tudo ocorra da melhor forma possível.

Um dos pontos mais relevantes para ter excelência no trabalho remoto, é descobrir as lacunas e tentar preencher, ou seja, superar os desafios que essa modalidade de trabalho impõe. 

Com a intenção de ajudar você a superar esse desafio, escrevemos essas dicas para melhorar a sua experiência e a de seus colaboradores e tentar extrair o máximo do trabalho em home office.

Boa leitura!   

Desafio do trabalho remoto

O sucesso do trabalho remoto está ligado diretamente aos resultados positivos que ele vai oferecer, mas para ter esses resultados as falhas devem ser corrigidas.

No geral, cada empresa tem as suas particularidades, quando elas são identificadas, é necessário desenvolver um método que alcance a sua realidade.

Grande parte dos negócios passam pelas mesmas dificuldades, toda transição gera conflitos e falhas, quando corrigidas o sucesso na implementação acontece.

Assim ocorre no trabalho em home office, para muitas empresas é uma novidade que se tornou realidade e veio a obrigação da adaptação para muitos continuarem no mercado de trabalho.

Recursos tecnológicos

Para começar, o primeiro passo é ter bons recursos tecnológicos, afinal estamos falando de tecnologia atualizada.

Se você não tem uma boa tecnologia atualizada, é impossível trabalhar e ter bons resultados em home office.

Os softwares em nuvem são um requisito básico para desempenhar tarefas básicas que são praticadas presencialmente.

Em relação aos equipamentos, os fios são um empecilho, pois se o colaborador precisar se deslocar, vai ser mais complicado.

Uma solução para os equipamentos, são os notebooks, facilita o transporte, a locomoção do colaborador.

Falta de comunicação entre os colaboradores 

A comunicação do time é muito importante, fora do ambiente costumeiro de trabalho, é mais difícil manter a comunicação, antes era só ir na mesa do colaborador e falar, tirar as dúvidas ou o que seria necessário conversar. 

Por esta razão, o repasse das informações podem ser demorados e gerar atritos. 

Muitos recorrem para o WhatsApp ou e-mail, mas não são os meios mais recomendados, e-mails podem ser perdidos e WhatsApp misturar profissional com pessoal.

Mas para driblar essa dificuldade, os colaboradores devem ser compreensivos, nem sempre sua mensagem será lida na hora que foi enviada.

As ferramentas ideais para atender essa demanda empresarial estão disponíveis, Trello, Discord entre outros.

São opções para a comunicação corporativa, cada empresa vai analisar qual supre melhor as suas necessidades. 

Trabalho excessivo 

Os problemas mais técnicos, são mais fáceis de resolver, mas os funcionais são complicados, pois eles afetam diretamente os colaboradores.

A adesão ao trabalho remoto pelos gestores é temida em função de baixar o rendimento dos funcionários, por estarem em casa, por relaxarem, mas acontece ao contrário.

Por estarem em casa, misturando ambiente de trabalho e lazer, ocorre por vezes de trabalharem até tarde da noite, sempre vai ter alguma coisa pra resolver na frente do computador. 

Deve haver a distinção de horário, caso a pessoa não faça corretamente as pausas, a longo prazo vai ser prejudicial, alguns problemas como insônia, estresse, má alimentação, causando impacto na saúde.

Para ajudar nessa rotina de horários, o ideal é orientar a fazer pausas durante o dia, agendar atividades com horário, incentivar a leitura, cursos, essas práticas trarão muitos benefícios para a empresa.

Ambiente de trabalho 

Quem trabalha em casa está sujeito a algumas distrações, interrupções durante o dia no horário do trabalho, filhos, barulho de vizinhos, isso é normal, pois podem acontecer no ambiente empresarial também.

Essas distrações são contornáveis, a pessoa deve se isolar de tudo no horário em que está trabalhando, ter um local específico que ela se sinta bem para se concentrar.

E as pessoas que rodeiam devem entender como funciona o trabalho remoto e colaborar, criar regras para não acontecer essas interrupções durante o dia. 

Priorizar tarefas 

O colaborador precisa ter capacidade e disciplina para priorizar as tarefas, organizar seus compromissos, criar metas para atender às suas demandas.

O trabalhador remoto pode ter dificuldade em gerir suas tarefas, ainda mais quando o gestor não está por perto para cobrar. 

A dica é planejar, um bom trabalhador precisa ter atitude empreendedora, listar as tarefas com mais urgência e começar o dia resolvendo uma por uma.

Organizar as tarefas conforme está sua energia, durante o dia é normal cair o rendimento, por isso é importante organizar, não dá pra deixar a tarefa mais importante para resolver no final do dia, nesse horário seu corpo e sua mente já estão querendo descansar.

Essas são algumas dicas para ajudar na organização do trabalho em home office, uma modalidade de trabalho que veio para permanecer, apesar das dificuldades que ela apresenta, as empresas estão tendo um bom resultado com seus colaboradores, adotando metodologias, o trabalho fica alinhado e só tende a melhorar cada vez mais. 

Gostou do nosso conteúdo? Assine nosso blog e receba nossos conteúdos. 

QUER RECEBER AS ÚLTIMAS NOVIDADES PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO? INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER