Como conquistar clientes?

30Grande parte das imobiliárias e corretores estão preocupados em encontrar métodos para facilitar e aumentar suas vendas, cumprir metas, alcançar resultados e obter sucesso. Porém, muitos esquecem que a base de bons resultados está em um bom relacionamento com o cliente. 

Durante todo processo, é essencial dar total atenção ao comprador. É preciso conhecê-lo, entender suas necessidades e saber de seus gostos, para assim encontrar o imóvel mais adequado para ele. Mas além disso, é necessário atraí-lo, deixar a sua marca, para que então ele volte e indique também seus serviços a outras pessoas. 

Para auxiliá-lo nesta tarefa, preparamos algumas dicas que vão fazer você atrair mais compradores e potencializar as suas vendas!

Antes de tudo, os clientes não são todos iguais

Como forma de iniciar este processo, é necessário conhecer o seu público-alvo. Entender os comportamentos e o modo de vida dos clientes é uma boa estratégia. Além disso, cada um tem necessidades diferentes, e saber cada uma delas é fundamental. Portanto, estude a rotina do seu comprador e ouça o que ele tem a dizer sobre os seus desejos e quais são os seus requisitos. 

Entre os diversos tipos de clientes, é possível separá-los em 3 categorias, onde cada uma exige uma estratégia diferente:

  • CLIENTES POTENCIAIS (prospects): são aqueles que buscam os seus serviços mas ainda não tiveram uma relação com a sua empresa. 
    • Assim, é necessário conquistá-los e atraí-los, mostrar a eles o diferencial da sua empresa e os seus serviços que possam interessá-lo.
  • CLIENTES CONQUISTADOS: estes, já possuem uma relação com você, mas é necessário mantê-los por perto, para então garantir um relacionamento duradouro.
    • Você deve manter o contato com ele, questioná-lo sobre novos interesses e serviços que você possa oferecer. Quando bem atendido, com certeza ele irá indicá-lo para outras pessoas.
  • CLIENTES PERDIDOS: trata-se daqueles que já foram seus clientes mas deixaram de ser por algum motivo.
    • Identifique qual foi a insatisfação e reveja as suas ações, para então reconsiderar as suas estratégias e provar a mudança.

A sua imagem

Nos dias de hoje, é necessário se destacar perante tantas possibilidades apresentadas ao consumidor. Logo, procure ser e fazer diferente daquilo que todos estão acostumados. Você precisa conquistar o cliente e surpreendê-lo.

Para isso, você deve seguir algumas dicas:

  1. Mostre que você é experiente e passe essa segurança, caso já esteja no mercado há um tempo. Caso seja novo neste ramo, demonstre conhecimento mas não mencione o seu tempo de atuação;
  2. Tenha postura. Transmita expressividade, fale de forma clara e objetiva, mas também saiba ouvir;
  3. Seja comprometido, se envolva naquilo que faz, tudo exige esforço e dedicação;
  4. Saiba aceitar críticas e reconhecer quando está errado, sempre procurando melhorar;
  5. Tenha paciência e se dedique, não desista de imediato, os resultados levam tempo;
  6. Faça um atendimento exclusivo ao seu cliente, empenhe-se, procure surpreendê-lo;
  7. Se atualize. Busque informações, novos conhecimentos, conheça as novidades do mercado e fique atento às demandas dos consumidores;
  8. Tenha uma marca pessoal. Desfrute daquele ponto em que se destaca, descubra seus pontos fortes;
  9. Esteja disponível para atendimentos e dúvidas, além de estar disposto para novas propostas;
  10. Coloque sempre o cliente em primeiro lugar, buscando conquistá-lo e agradá-lo.

Planejamento e estratégias

Atualmente, os clientes estão cada vez mais conscientes do que querem, além de estarem cercados de propostas vindas da concorrência. Portanto, é necessário ter um planejamento bem fundamentado e optar por boas estratégias para conquistá-los.

Tecnologia

Um dos pontos importantes, é investir em tecnologias digitais e boas ferramentas, pois nos dias de hoje é impossível competir no mercado sem elas. Como exemplo disso, a Sami Sistemas dispõe de um sistema de administração de imóveis completo (ERP), ideal para automatizar os seus processos e aumentar a produtividade da sua equipe.

Além disso, usufruir das tecnologias através das mídias sociais para aumentar a proximidade com o consumidor é uma excelente solução. É possível criar um vínculo com o cliente, apresentando propostas exclusivas para ele através de plataformas online.

Outra maneira de obter bons resultados é manter seu site sempre atualizado. Crie imagens diferenciadas, fazendo uma boa apresentação dos seus produtos. Fora isso, produza também conteúdos interessantes que chamem a atenção das pessoas.

Conhecimento dos produtos

É essencial que você tenha total conhecimento de seus produtos. Você precisa saber as principais características, os benefícios, as funcionalidades, a localização. É interessante que você consiga responder a questões como:

  • Como e quando o imóvel foi construído;
  • Se é possível modificá-lo;
  • Quais operadoras (internet, telefonia, televisão) atendem na região;
  • Se é possível negociar com o proprietário;
  • Quais estabelecimentos há na redondeza.

Dessa forma, tenha tudo na ponta da língua, e esteja preparado para qualquer dúvida que possa surgir ao comprador. Caso não saiba responder, demonstre interesse e procure por uma resposta de imediato, se dedique totalmente àquele atendimento. 

Pós-venda

Não é porque você fechou uma venda que o seu trabalho conta como encerrado, muito pelo contrário. É nesse momento que você deve fortalecer sua relação com o cliente para então preservá-la por mais tempo. 

Mantendo seus compradores satisfeitos, você garante futuros negócios, além de contar com eles para a divulgação do seu trabalho, pois quem é bem atendido e se agrada da compra realizada, irá compartilhar isso com as outras pessoas. 

Você não precisa de muitos recursos. Invista em uma ligação, uma mensagem através de mídias sociais, uma visita, enfim, existem diversas formas de manter esse contato com o cliente e continuar conquistando-o com a sua exclusividade.

Desta forma, você terá uma boa atuação profissional, fará um trabalho bem-feito e se destacará dentre tantas outras imobiliárias e corretores, e assim, a melhora das vendas e os bons resultados serão uma consequência natural de todo o seu esforço. 

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