5 dicas rápidas para uma organização imobiliária

O assunto deste post é sobre o básico, mas que faz a diferença em tudo: a organização imobiliária. Quando falamos sobre imóveis, não custa lembrar que trata-se de um patrimônio, seja da pessoa física ou jurídica. Portanto sempre deve existir uma relação de confiança muito grande entre o dono do bem e do administrador.

Entre as opções de locação, sem qualquer dúvida, recorrer a uma administradora é mais seguro, tanto para o inquilino quanto para o proprietário. Para o locatário, a vasta opção de imóveis, bairros, valores e segurança. Para o proprietário também, pelo grande auxílio caso haja necessidade de reparos para o imóvel, por não possuir a obrigação da disponibilidade de horário para demonstrar, realizar cobrança. Enfim, a administradora é um bem comum para as duas partes.

Portanto, ao gerenciar imóveis locados, sua administradora deve garantir que boletos, cláusulas e informações às partes envolvidas sejam fornecidas com a maior clareza possível, para aumentar a confiança da relação contratual. Fica a pergunta: Você já perdeu um inquilino por não estar atento às alterações que podem acontecer ao decorrer do contrato?

Se você possui uma administradora ou está iniciando como corretor imobiliário, parabéns! Você trabalha com o sonho de muitas pessoas, mas, para que os sonho dos seus inquilinos / compradores não se torne o seu pesadelo, trouxemos 5 dicas para auxiliar você na sua organização diária. Boa leitura! 

1. Controle do histórico do seu contrato

Nossa primeira dica para sua organização é possuir controle do histórico do seu contrato, ter conhecimento da data de encerramento para uma possível renovação ou já ir preparando o perfil desse cliente para demonstrar outro imóvel, trabalhar sempre com uma carta na manga, avisar antecipadamente o reajuste, informar o vencimento do seguro, garantia vencendo, este datas são importantíssimas para dar atenção que seu inquilino merece.

2. Cadastro de imóvel bem feito

Nossa segunda dica é investir em um cadastro de imóvel bem feito, até chegar a etapa em que o contrato é confeccionado, é importante ter registros das vistorias, fotos, últimos contratos, gerar arquivos para os portais ou, em caso de imóvel desocupado ir logo para o site. 

3. Cuidado nas cláusulas do contrato

Registrar tudo o que vai ser cobrado no contrato parece óbvio, mas é imprescindível, para criar as regras da sua administradora e parametrizar item por item, criando um registro correto vinculado ao contrato faz com que você não esqueça de cobrar uma despesa, assegurando proteção jurídica para sua empresa. E além disto, todos os pagamentos que são destinados ao contrato não se perdem para cobrança posterior.

4. Cobrança correta e clara nos boletos

Emitir boleto com todas as cobranças corretamente listadas é a quarta dica desse post. Aqui também entra uma situação que parece normal, mas você já recebeu um boleto que possui um valor que totaliza todas as despesas, sendo necessário ligar para perguntar o que possui no lançamento daquela despesa? O ideal é que seu sistema consiga emitir o boleto com a informação o mais claro possível para o seu cliente.

5. Emissão de boletos facilitada

Você sabia que é possível calcular e emitir boletos ao inquilino sem a necessidade de enviar o arquivo ao banco, aguardar pela resposta e no outro dia solicitar retorno? Bons sistemas ERP trabalham com o integrador bancário, homologado junto ao Banco Central. 

Após criado o boleto no sistema, o inquilino pode realizar o pagamento em seguida, cobrando apenas o valor do boleto na liquidação. Em um dia útil, o valor vai estar em sua conta, e os benefícios não param por aí: a liquidação do boleto ocorre automático no sistema.

Ou seja, seu financeiro com mais tempo livre para atividades ainda mais estratégicas!

Leia também: Gestão de Imobiliária: 3 ações para sua imobiliária crescer rapidamente

O dia a dia da imobiliária é carregado de pequenos detalhes. Cada uma possui seu jeito de trabalhar, se você deseja melhor ou turbinar a sua imobiliária, preste atenção nos detalhes, como o processo funciona na sua cabeça e como funciona no dia a dia, como os setores trabalham,  esperamos muito ter lhe ajudado, convidamos você a acompanhar mais posts elaborados por nossa equipe para ficar sempre informado com as novidades para sua administradora. 

Que tal assinar nossa newsletter e ficar por dentro de todas as nossas dicas e novidades para o mercado imobiliário? Preencha abaixo e receba nossos conteúdos!

3

Compartilhar

QUER RECEBER AS ÚLTIMAS NOVIDADES PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO? INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here