Descubra como se tornar um líder bem-sucedido!

O líder é uma pessoa muito importante, pois ele exerce um papel fundamental dentro de uma empresa. Ele é o responsável por gerir e orientar uma equipe, sendo capaz de resolver problemas, motivar os colaboradores e trabalhar junto deles, mantendo em harmonia o clima organizacional.

Para isso, estes cargos devem ser exercidos por profissionais devidamente capacitados para lidar com a pressão e o estresse dia a dia, mas também com habilidades para compreender o ser humano.

Afinal, você sabe como se tornar um bom líder? Conheça algumas dicas que preparamos no nosso post e descubra qual tipo de liderança você exerce e como pode melhorar sua gestão!

O que é Liderança?

Para conseguir ser um bom líder, primeiro passo é saber o que significa exercer uma liderança.

Liderança é a arte de conduzir pessoas, com êxito, para atingir uma meta planejada. Esta habilidade é a característica que distingue um líder dos demais, a influência que ele consegue exercer sobre o grupo, faz dele uma pessoa de destaque na vida pessoal e profissional.

Este dom natural surge de forma gradativa, fazendo com que o líder receba o reconhecimento dos que estão a sua volta. Mas, mesmo sendo uma característica intrínseca da pessoa, esta habilidade precisa ser aperfeiçoada.

Cobrar resultados não é tudo que um líder pode fazer. Para conseguir exercer uma boa liderança é necessário desenvolvimento contínuo, focando sempre na capacidade de liderar, estimulando as competência e habilidades da equipe na busca dos resultados.

Tipos de lideranças

Existem diferentes estilos de liderança, ou seja, tipos de líder com características e habilidades específica.

O estilo de liderança pode definir não só o clima organizacional, mas como também o futuro de um negócio. Conhecer um pouco mais sobre os tipos de líderes ajuda a compreender um pouco mais sobre a arte de liderar.

  • Líder Autoritário: este tipo de líder é mais conhecido como chefe, pois ele costuma ser centralizador e individualista, tomando sozinho todas as decisões da empresa, sem se importar com a opinião dos outros. Com isso, não valoriza as competências e conhecimento dos seus subordinados, mantendo-se afastado da equipe, o que acaba criando um clima organizacional de muito estresse. Este tipo de liderança tem foco apenas nos resultados.
  • Líder Motivador: este tipo de líder não possui muito conhecimento técnico, mas consegue atingir os resultados esperados por conseguir conduzir sua equipe atuando sobre o emocional de cada um. O líder motivador exerce um papel muito importante em momentos de crise, pois consegue motivar e unir todos os colaboradores com suas palavras e exemplos.
  • Líder Especialista: este líder alcançou a posição em que está por conta do seu conhecimento técnico, por sua capacidade e competência ser extremamente determinante para o sucesso do negócio. É um tipo de líder que pode deixar a desejar quando se trata de relacionamento com seus subordinados, mas sua posição é respeitada por sua equipe por ser especialista no assunto, passando segurança aos liderados em momentos difíceis e auxiliando-os na execução das tarefas.
  • Líder Liberal: este tipo de liderança não exerce muito controle sobre seus subordinados, ele entrega a maioria das decisões ao grupo. Sua equipe é estimulada a todo momento a colaborar com o desenvolvimento da empresa, sentindo-se à vontade para criar, desenvolver e interferir nas decisões tomadas. Essa característica de líder é sempre bem-vinda quando a equipe apresenta experiência e maturidade, pois o líder neste caso representa apenas um condutor.
  • Líder Democrata: envolvimento de todos os colaboradores nas tomadas de decisões é a principal característica deste tipo de liderança, oposto do líder autoritário. Mas diferente do líder liberal, pois neste caso, ele escuta a opinião de todos, pondera sobre todos os pontos de vista, só que a decisão final permanece sendo dele. É um tipo de líder que estimula a equipe e por isso, consegue altos níveis de rendimento e produtividade do seu time.
  • Líder Carismático: este líder se apoia no carisma que ele exerce sobre os seus subordinados. Mesmo não tendo tantos requisitos técnicos este tipo de chefe consegue muito sucesso, pois acaba exercendo influência sobre sua equipe, conquistando sua confiança, dedicação e fidelidade. Os colaboradores comandados por este tipo de liderança são os que mais “vestem a camisa da empresa” e gostam de trabalhar na empresa.
  • Líder Exigente: este tipo de liderança costuma ser exercido por pessoas perfeccionistas, sendo muito rigoroso e detalhista. Com isso, ele cobra e exige demais da sua equipe, mesmo que eles não consigam dar conta de tudo que é solicitado. Mas este tipo de chefe não chega a ser autoritário, pois ele consegue inspirar a todos com seu exemplo e conhecimento na função, sendo respeitado e não temido pelos seus liderados. Ele costuma ser muito focado nas suas metas, por isso, acredita que a melhor forma de conseguir atingi-las é cobrando e fiscalizando o trabalho, sem se preocupar com incentivos pessoais aos seus subordinados.
  • Líder Visionário: o líder visionário se destaca dos demais naturalmente por seu espírito empreendedor, que consegue antecipar tendências. Inspira a todos com seu otimismo, com a disposição de correr riscos e senso de oportunidade. Este tipo de líder acredita muito nos seus colaboradores e reconhece a importância que eles exercem para o crescimento da empresa, por isso, busca sempre motivá-los e engajá-los nos projetos.
  • Líder Coach: este tipo de líder é o mais completo e necessário nas empresas nos dias atuais. O que o diferencia dos demais é seu conhecimento técnico e a capacidade de se relacionar com os seus liderados, sabendo identificar neles capacidades individuais para serem utilizadas para potencializar seus resultados e para que toda equipe trabalhe de maneira sinérgica em busca das metas da empresa. É um líder que tem como foco o crescimento e a melhoria continua, por isso, procura sempre trazer desafios e novidades para empresa, a fim de criar um ambiente favorável para evolução pessoal e profissional.

Trate seus funcionários da mesma forma que espera que eles tratem seus clientes

Lembre-se: ser líder é ser um exemplo. As pessoas da sua equipe tendem a seguir suas atitudes.

Todas as atitudes de um líder transmitem uma mensagem.  Se há regras numa empresa, estas devem ser seguida por todos. Faça-se ouvido, sem gritar!

A forma como você trata seus colaboradores refletirá na forma como eles tratam os clientes da sua empresa.

Por isso, quando se assume um papel de liderança é necessário muito cuidado no que se diz e no que se faz.

Torne-se um líder admirado por todos

A base de uma boa liderança é saber usar sua habilidade de comandar uma equipe a favor de todos seus liderados. Receber o respeito e admiração da sua equipe é uma das formas mais sustentáveis de gestão dos negócios.

A forma como você se expressa faz muita diferença na gestão da sua empresa. Dizer palavras certas, ajudar a equipe a cumprir as metas, oferecer apoio, são algumas das ferramentas que ajudam a compor um líder reconhecido.

  • Cumpra suas promessas 

Se prometeu, cumpra! Não tem nada mais frustrante e desmoralizador para uma imagem de um líder do que prometer algo e não se empenhar para realizar.

  • Seja comprometido com o crescimento da equipe

Alcançar as metas estabelecidas depende da superação de todos da sua equipe. Uma das formas de fazer seu negócio crescer é estimule o crescimento e aperfeiçoamento dos seus colaboradores. Procure elogiar e reconhecer suas conquistas. Esteja presente na sua rotina incentivando-os a superar seus desafios e comprometido com o sucesso delas na empresa.

  • Saiba dar e receber feedbacks

Um bom líder precisa saber criticar e elogiar seus funcionários, mas também, precisa saber escutar as sugestões da equipe. Permita que as pessoas percebam que você está interessado no que elas têm a dizer, que elas são importantes num todo dentro da empresa. Esta atitude visa incentivar e buscar uma melhoria constante dos resultados.

E então, o que achou do nosso post para se tornar um líder bem-sucedido? Se encaixou em alguma dessas lideranças? Deixe seu comentário e compartilhe o arquivo em suas redes sociais!

QUER RECEBER AS ÚLTIMAS NOVIDADES PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO? INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

2 COMENTÁRIOS

Comments are closed.